Terça-feira, 23 de Outubro de 2007

As polémicas cartas de Madre Teresa de Calcutá

Para se compreender a polémica que gira actualmente das cartas de Madre Teresa de Calcutá sobre as suas dúvidas, ou crises de fé, como lhe têm abundantemente chamado meios de comunicação leigos, sem nenhum conhecimento do mecanismo da fé e do ser humano, temos primeiro que compreender que a fé não é uma coisa da emoção, pode-se sentir como emoção, mas não é emocional, não é do sentimento, embora se possa sentir. A fé provem da mente superior, é mental, vem da razão superior e sente-se como tal e emociona-nos naturalmente...


Mas não é uma coisa do simples foro emocional, não depende do estado emocional que nos podemos, ou não encontrar, a emoção vai e vem (e + moção = movimento), por isso por vezes se pode sentir, mas não é uma coisa obrigatoriamente estável, as nossas emoções são até bastante instáveis, assim como os humores e os sentimentos por vezes até contraditórios.

Se analisar-mos bem o artigo deste site: "O Coração é Anómalo", veremos que o coração não está completamente sujeito à mente, está também sujeito ao que se chama no artigo de "Corpo de Desejos", de onde provêm as nossas emoções, o coração é um músculo involuntário (não necessita dos nossos comandos conscientes), mas é anatómicamente em parte construído como um músculo voluntário.

Portanto não pode ser estável na forma como se faz sentir.

Sabemos bem que duas pessoas se podem amar por longos anos seguidos, mas isso não impede que não tenham inúmeras dúvidas, "noites escuras", crises de dúvidas, no entanto sentem um não sei quê de atracção superior, que supera por vezes o racional e o amor continua ao outro dia como se nada fosse. Isso é normal.

Pois bem isso foi em parte o que a Madre Teresa de Calcutá sentiu muitas vezes, mas não é essa a única razão para as suas dores.

Outras das razões é que ao incorporar de tal maneira o Cristo, obviamente tinha que sentir essa "dor" dentro dela, igual ao que Cristo sentia por toda a humanidade, era uma dor que ela não sabia explicar, um vazio, um abandono, como quando Cristo na cruz disse: "Pai porque me abandonas-te?", se nem Cristo o podia compreender (não esqueça-mos que Cristo também era homem), como poderia Madre Teresa compreender?

Uma coisa é certa, quanto mais ela sentia tudo isso, quanto mais ela obrava em prol da caridade, maior era a sua força e a sua obra está aí para quem a quiser ver.

Isto é o que todos temos que compreender, sem querer generalizar, todos na sua fé podem ter os seus momentos de solidão, mas isso não passa de mais uma "prova" que Deus nos pede (se assim me é permitido expressar).

São portanto mais um testemunho de fé as carta de Madre Teresa para todos nós, e dão-nos com esta polémica a oportunidade de que se discuta a fé e que se compreenda realmente o que é a fé.

Madre Teresa tinha uma fé férrea (a sua obra e vida comprova-o), uma fé que provinha de uma outra parte do seu ser, diferente do sentimento e da emoção cambiantes.

Victor Rodrigues

www.bioreiki.com
07/09/2007
victor rodrigues www.bioreiki.com bioreiki às 16:12
www.bioreiki.com | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Silvana a 26 de Julho de 2012 às 20:02
Madre tereza n sentia a precensa d Deus.. Pq ela o seguia d modo errado.o q adiantava ajudar aos pobres se ela nao era convertida e nao conhecia a verdade.. Se jesus diss: eu sou o caminh a verdad e a vida..ninguem vem ao pai s nao por mim. Se jesus e o noss unico intercesor.. Nao precisamos d santo algum.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. O PODER DA ORAÇÃO

. A REPROGRAMAÇÃO MENTAL

. A VISUALIZAÇÃO

. Somos o que Pensámos !

. A LEI DA DOAÇÃO

. O Reiki e o Dinheiro

. O Reiki nos Hospitais

. LEI DO RETORNO OU LEI DA ...

. O CONCEITO HOLÍSTICO

. OS ESSÉNIOS

.arquivos

. Outubro 2007

.tags

. todas as tags

.favoritos

. Equilíbrio pH (ácido-alca...

. Como permanecer saudável.

. O ADN E AS EMOÇÕES

. O SEGREDO "The Secret" Pa...

. O SEGREDO "The Secret" Pa...

. O SEGREDO "The Secret" Pa...

. Os Seis Princípios da "Le...

. LEI DO RETORNO OU LEI DA ...

. COMO NASCE UM PARADIGMA

. A Marca da Besta

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds